22 de jan. de 2015

Manias de Leitor

Olá leitores, hoje vim falar pra vocês e sobre vocês, eu sei que todos os blogs já listaram nossas manias e esquisitices, mas eu ainda não falei e me deu uma vontade enorme de conversar um pouco, de colocar minha visão sobre isso e ouvir a de vocês. 



Então vamos "começar pelo começo". Todo leitor tem o seu kit leitura, eu sei ninguém vai admitir ou chamar assim, mas vai dizer que quando pega um livro não sente a necessidade de ter por perto um marcador de página, seus post-its e até mesmo caneta marca texto? Bom, eu sinto, tenho uns 300 marcadores de página, minha mãe e amigos sempre vão achar tudo isso inútil, mas todo leitor entende que ter uma coleção de marcadores de página é legal. E eu ainda tenho meus preferidos, aqueles que não troco nem por 1 livro. Meus post-its são meus melhores amigos, afinal são eles que ficam ali guardando a minha frase preferida e quando eles começam a acabar bate aquele desespero. Quanto a caneta marca texto não sou adepta, mas tenho a minha, o grande problema é que ela nunca é usada, posso até tentar, mas só de imaginar meu querido livro com aquela mancha de caneta, desisto. Além disso tudo, tenho aquele caderninho para anotar minhas leituras, desde 2013 anoto cada livro lido e resenhado, organização só quando o assunto é livro mesmo.


Outra mania que eu ADORO é ler ouvindo música. Sei que alguns dizem não conseguir, mas eu sou aquela pessoa que não consegue ler no completo silêncio, preciso da música. A música não é só um dos rituais de um leitor, ela precisa ser especial, ter um significado, afinal ler um romance de Nicholas Sparks ouvindo Black Sabbath, não funciona. Aliás, não é só a música, vai dizer que nunca leu com o celular do lado, esperando uma mensagem ou que nunca conversou com um amigo e leu ao mesmo tempo, isso faz bem o meu estilo e por mais incrível que pareça, isso nunca me tirou do ritmo da leitura.


Não tem como falar de leitor sem o inseparável cafezinho ou chocolate quente. Se você está lendo isso e pensando "Mas isso é tão clichê, tão foto de tumblr", não convive com um leitor ou nunca teve a experiencia, a verdade é que ler com um cafezinho ou alguma coisinha gostosa para comer entre um capitulo e outro é delicioso. E é ai que lembramos da caneca, acha que aceitamos beber em qualquer uma? Não, todo leitor que conheço que tem essa mania, tem também sua caneca favorita, pode ser aquela velhinha que sua avó deu pra sua mãe e você encontrou por acaso ou aquela que você mandou fazer com sua frase preferida, mas eu sei que você tem uma preferida.


 E o lugar perfeito? Bom, cada um tem o seu, eu particularmente não preciso de muito, minha cama já é bem confortável, obrigada, mas conheço pessoas que preferem ler no ônibus, na praça ou no shopping. Quando estudava lia no ônibus, era meu ritual, eu entrava no ônibus procurava um lugar e abria o livro, quanto ao barulho e todas as pessoas ao redor? É fácil se desligar e fazer tudo isso sumir quando o companheiro é um livro.
E o melhor horário para ler? Ah esse é fácil, todos, mas como disse antes todo leitor tem o seu preferido. E vamos combinar e concordar, ler durante a madrugada é muito bom, é o melhor horário, não há quem te incomode e barulho não é um problema já que só você poderia fazer, pra mim fica ainda melhor se a madrugada vier acompanhada de uma chuvinha.


Vamos falar de estante. Olhe para a sua leitor, tem mais livros lidos ou que você precisa ler? Eu sei qual é a resposta. Uma outra mania nossa é comprar livros mesmo tendo vários não lidos na estante. Não nos julgue, assim como algumas pessoas gostam de comprar roupas, CDs ou DVDs, nós gostamos de comprar livros. Eu sou dessas que não pode passar na frente de uma livraria, se passar preciso entrar, procurar um livro, comprar, pedir marcadores de página e se o tempo permitir, ler um pouco ali mesmo. Afinal há algo melhor que ler rodeada de livros? Isso vale para biblioteca também que é com certeza o melhor lugar do mundo.
Outra mania que alguns leitores tem relacionada com estante é a organização, o quarto pode estar virado, e se você procurar vai encontrar o seu gatinho perdido nessa bagunça, mas a estante vai estar um brilho, a coisa mais linda que alguém pode ver. Eu sou assim, claro que arrumo meu quarto, mas não ligo muito se alguém fazer aquela bagunça básica, mas tire meu livro da estante e não coloque no lugar, vai ver a pior parte de mim. Não importa se sua estante é organizada por cor, autor, tamanho ou importância, é o lugar onde ficam seus livros, por tanto o lugar mais importante da casa.


Mais uma mania nossa é implorar por uma adaptação cinematográfica e depois reclamar de cada detalhe diferente. Mais uma vez nos julgar é um erro, nós amamos as adaptações de nossos livros, a culpa não é nossa se o roteirista e o diretor não leram o livro. Eu particularmente tento pensar no filme ou série como algo a parte, comparar é impossível, um livro inteiro não pode virar 2 horas de filme e ter cada detalhe, sem erros, mas é impossível ignorar quando tudo é mudado, não acham?


Agora vamos listar aquelas manias que não pedem comentários:

1. Você já chegou a julgar uma pessoa pela quantidade de livros que ela tinha.
2. Você salva primeiro seus livros se acontecer um incêndio em sua casa.
3. Você quer comprar algo muito caro, mas pensa em quantos livros compraria com o dinheiro e acaba desistindo do que queria só para comprar os livros.
4. Você odeia emprestar livros para pessoas que não são tão cuidadosas como você.
5. Você vê alguém lendo seu livro preferido e sente um misto de sentimentos, ciúmes, amor e vontade de abraçar a pessoa.
6. Você cheira seu livro assim que compra.
7. Você não consegue jogar fora ou doar seus livros, por mais que eles sejam ruins
8. Você dá mais de 10 sugestões quando alguém te pede para indicar um livro.
9. Você lê um livro até o final, mesmo que ele seja ruim.
10. Você fica com o coração partido quando precisa devolver um livro para a biblioteca.

tumblr_m23av9qwXL1r8a1on

Então, o que acharam? Como disse no inicio, quero conversar, então comentem, deixe sua resposta e suas manias. Siga o blog e nos acompanhe nas redes sociais.


Nos acompanhe:



Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com

Um comentário:

  1. Adorei para mim vc me descreveu em uma pagina só
    So faltou falar sobre o olfato de leitor por que para ara mim cada livro tem seu cheiro diferente e quando vc pega o livro e sente o cheiro vem na memória uma lembrança dele como o local que vc estava enquanto lia , se estava calor ou frio e outros coisas
    Mas amei e bom vc ler alguém que gosta de livro falando sobre suas manias de leitor

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram