1 de fev. de 2015

Dicas | Como Cuidar dos Livros



Hoje é dia de mais dicas, já tivemos o Decoração para quarto de leitores e agora vou dar algumas dicas sobre como cuidar dos livros, algumas coisas que faço outras que deveria fazer, mas que todo leitor deve saber pra ter os cuidados certos com os queridos livros. Vamos?


Essa é para assim que o livro chegar, sei que tem muitos leitores que chegam com o livro e por ansiedade já vão colocando na estante, mas uma dica legal e que eu sou adepta é dar uma folheada e verificar se não há sujeira ou traças entre as páginas. Eu sei que a maioria dos livros vem de livrarias, mas mesmo lá o cuidado jamais será o mesmo que você tem e essa dica é reforçada se você for daqueles que compra muitos livros usados. Terminou de limpar pode guardar, mas de preferencia na vertical. Por que? Bom, é importante conservar a lombada e essa posição facilita isso.

Essa é básica e todos sabem, mas não dói lembrar, não manusear os livros com mãos sujas ou engorduradas, eu sei que é ótimo comer ou beber algo enquanto lê, mas ter esse cuidado ajuda muito.

  

Limpar a casa dos livros é bem importante, eu por exemplo, tiro os livros da estante uma vez por mês e dou uma limpeza geral, e se você guarda seus livros em lugares fechados é importante que isso seja feito a cada 15 dias, aproveitando para abrir, folhear e deixar um pouco tomando um ar.

Essa é mais uma básica, se o livro estiver úmido, coloque-o no sol, mas nada de esquecer no lugar, por favor. Jamais deixe seus livros em sacos plásticos ou na embalagem em que ele veio, livros precisam de ar, de oxigenação. Além da limpeza geral uma vez por mês, é legal tirar a poeira semanalmente, ou sempre que tiver tempo. Isso evita manchas e ajuda a deixar sempre limpos a estante e os livros.


Sabe aquele livro que você carrega para todos os cantos, se não tem isso você leva o que está lendo. Então, eu tenho um grande medo de um dia estar na rua, começar a chover e molhar meu livro, por isso tenho uma capinha, não sei se existe algo do tipo para comprar, mas a minha foi minha avó quem fez e ela protege muito bem.

Manter os livros longe da parede também é importante, se eles estão grudados na parede podem puxar umidade, se sua estante é daquelas que te obriga a fazer isso deixe dois dedos de distancia. Retirar os livros pela lombada também ajuda na conservação, se você tira pela parte superior pode prejudicar a capa.


Não use a orelha da capa como marcador de página, isso deixa o livro "deformado" e os marcadores de páginas estão ai para evitar essa situação. Não escreva no livro, eu sei que muita gente gosta disso e vai usar a desculpa "o livro é meu e eu faço o que quiser", mas isso não ajuda para que o livro dure por mais tempo.

Não use o livro como apoio para escrever em outro papel, isso marca a capa e também não use clipes metálicos, eles oxidam e mancham as páginas do livro e por último, mas não menos importante: Não empreste o livro para qualquer pessoa, nem todos tem o mesmo cuidado que você, a história de emprestar e voltar destruído nem sempre é exagero.

Então, é isso queridos. Espero que tenham gostado, logo trago mais dicas, sigam o blog e suas redes sociais, isso é muito especial pra nós.


Nos acompanhe:



Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com
 

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu não faço praticamente nada do que você disse. Raramente limpo meus livros e tenho alguns "deitados", pois achei que eles estavam ficando piores na posição vertical.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram