9 de abr. de 2015

Literatura Nacional | Mais respeito, por favor!



Já falei aqui no blog sobre não gostar de um livro e espalhar ódio gratuito pelas redes sociais e o quanto isso pode ser ruim para um escritor, durante um bom tempo não vi mais situações desse tipo, porém já faz quase uma semana que isso voltou a ser assunto entre alguns amigos e grupos do facebook, dessa vez o "ataque" vem por parte de brasileiros que não dão chance para a nossa literatura e é por isso que resolvi falar mais uma vez sobre esse assunto e saber a opinião de vocês.

Quando falamos da literatura brasileira geralmente o que vem ao pensamento são os livros antigos e já consagrados, escritores conhecidos, mas eu vou pedir que o foco ao ler isso sejam os novos escritores e os livros que estão surgindo agora.

Já reparou que quando começamos a nos apaixonar por leitura somos guiados aos livros estrangeiros? Eu, por exemplo, comecei a amar livros por causa de Harry Potter. E consequentemente os livros nacionais são deixados de lado, se não procuramos, não conhecemos. E vamos falar a verdade, em tempos de internet, A Culpa é das Estrelas é rei para uma pessoa de 11 anos que finalmente está se interessando por leitura.

A questão aqui é: Em termos de divulgação os novos escritores brasileiros perdem espaço e se esse pouco espaço é ocupado por criticas negativas a situação fica um pouco ruim. Você pode estar pensando que eu estou defendo que todos comecem a elogiar os livros nacionais, como se todos fossem ótimos e sem nenhum defeito. Não, eu mesma já apontei pontos negativos de livros nacionais, o que defendo é que isso seja feito com educação e por pessoas que já leram o livro.

Se a pessoa não leu o livro, por qual motivo está falando mal da obra? Hoje mesmo em dois grupos diferentes, e de duas pessoas que creio não terem contato, surgiram postagens sobre perfis da rede social Skoob que parecem ser dedicados a dar notas baixas a livros de escritores brasileiros, sejam eles conhecidos ou não. E o que nos fez achar que o dono do perfil não leu o livro? A pessoa deu a mesma nota para todos os livros nacionais e fez isso em apenas um dia.

Em outra situação, já antiga, mas que voltou durante essa semana, a pessoa criou vários perfis em várias redes sociais que servem apenas para fazer comentários negativos sobre um livro e uma escritora. Eu realmente me pergunto o que leva um leitor a fazer isso, nenhum livro tem apenas pontos negativos e nenhum escritor merece se dedicar a uma obra para depois ser perseguido e odiado.

É claro que existem vários blogs e vários projetos para apoiar a nossa literatura, mas já vi tantas pessoas sendo influenciadas pelos comentários negativos que pessoas desocupadas fazem. É por isso que não paro de bater na tecla do respeito, se eu já leu um livro, nacional ou não, e não gostou, não é obrigado a ler novamente, passe o livro pra frente e comece outro que talvez te agrade. Mas se insiste em espalhar comentários negativos e ódio só atrapalha o trabalho de outra pessoa e, sinceramente, acaba virando motivo de vergonha para qualquer pessoa que realmente ame livros.

Então, o que acham disso, leitores? Deixem nos comentários suas opiniões e se sabem de alguma situação como essas compartilhem comigo, prometo responder. Até logo!


Nos acompanhe:



Instagram: @blogpagina394
E-mail: pag394@outlook.com

3 comentários:


  1. Eu agora estou lendo mais nacionais que antigamente,ainda tenho problemas com alguns livros que sou obrigada a ler (tipo os de vestibular que são ou muito bons pra mim ou não são o meu estilo).
    Acho que qualquer manifestação de ódio seja uma atitude ruim, na maioria das vezes as pessoas que escrevem essas criticas nada construtivas são crianças e adolescentes que acham que "sabem mais sobre tudo que todos".Mas,as vezes,tenho que admitir que discutir um pouco sobre livros expondo os lados negativos seja saudável.
    Grande parte dos brasileiros (incluindo eu,claro ), tem mania de absorver o de fora e repudiar o de dentro,ainda continuo lendo mais livros estrangeiros que nacionais,as vezes eu gosto e as vezes não,só acho importante manter o respeito independentemente de onde o livro foi escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Jaynne, só quis expor esse ódio vindo de pessoas que não tem respeito pelo trabalho de outras pessoas. Eu também sou dessas que ainda lê mais o de fora, mas tenho lido cada vez mais nacionais por causa do blog e me apaixonado por boa parte desses livros. Em todas as resenhas deixo claros os pontos negativos e positivos, como sempre falo nada é bom demais ou ruim demais. É saudável qualquer tipo de critica, mas que seja feita com educação. O tipo de atitude que mencionei na postagem é do pior tipo de pessoas, são pessoas que tem prazer em aparecer em cima do trabalho de outra pessoa.

      Excluir

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram