8 de mar. de 2016

Dia Internacional da Mulher | 15 mulheres incríveis da ficção


Dia 8 de março, dia internacional da mulher. Não queremos flores, queremos respeito e não queremos só hoje mas sim todos os dias. Queremos também mais representatividade, seja em filmes, séries ou livros e que essa aconteça sem esteriótipos, queremos poder nos inspirar e nos identificar nessas mulheres.

É claro que o número de personagens femininas fortes e importantes vem crescendo - 2015 está ai pra provar isso - mas ainda encontramos séries, filmes e até livros quase sem personagens femininas e as que existem não passam de esteriótipos. É por isso que separei minha listinha de personagens femininas fortes para essa postagem especial do dia das mulheres, assim se você ainda não conhece alguma delas vai poder correr para assistir/ler e viver de orgulho por essas personagens incríveis.

A lista está numerada apenas para que o leitor possa se encontrar, não existe nessa lista ordem de preferência ou força. 

1. Carol Peletier - The Walking Dead


Muitas personagens femininas de The Walking Dead merecem seu espaço aqui, porém escolhi Carol Peletier para representar a série, talvez vocês pensem que é por sua evolução já que costumam relacionar armas, facas e matar zumbis com força nessa série, mas ela está aqui pela coragem que mostra desde o inicio de The Walking Dead. Carol era uma dona de casa, oprimida, precisava lidar com seu marido agressor, já que não se achava capaz de defender sua filha e ao mesmo tempo proteger a pequena Sophia dos olhares de seu próprio pai. Apesar de aparecer sempre em segundo plano e ser considerada fraca por muitos nas primeiras temporadas, Carol encontrou sua força e a mostrou em ações quando foi necessário, por isso ela entra nessa lista de personagens incríveis.

2. Jessica Jones - Marvel's Jessica Jones


Jessica Jones não quer salvar o mundo de uma grande ameaça, tudo o que ela faz na série é livrar outras pessoas de um problema mais real que um vilão querendo destruir o mundo. Jessica passou por um relacionamento abusivo, o manipulador de mentes Kilgrave deixou em Jessica traumas e lembranças pelos quais nenhuma pessoas devia passar e mesmo com esses traumas e após se livrar do poder de Kilgrave, a protagonista reúne forças e com toda a coragem que tem faz o possível para parar o vilão e impedir que mais pessoas passem pelo mesmo que ela e outras vítimas passaram.

3. Rey - Star Wars


Star Wars tem mulheres fortes, não podemos mentir, mas Rey é com certeza a menos estereotipada. Rey é a protagonista de Star Wars: O Despertar da Força, criada sem a família ela aprendeu a se virar sozinha e a se defender sem precisar de ajuda. É a personagem feminina que não precisa ser salva e que não precisa de trajes que exploram sua sexualidade, sem contar que é ela o personagem mais interessante do novo filme de SW.

4. Sophia Burset - Orange is the new black


OITNB é cheia de boas personagens femininas com ótimas histórias, mas se tem alguém que merece espaço aqui é Sophia. Ela se casou com uma mulher antes de se assumir trans, sua esposa não queria que ela passasse pelas cirurgias para mudar seu corpo e seu filho não a aceita, Sophia passa por muitas situações de preconceito e mesmo assim consegue ser uma das personagens mais fortes da série e uma das histórias mais bem escritas, sem contar que provavelmente é uma das personagens mais amadas também.

5. Arya Stark - Game of Thrones


Arya desde sua primeira aparição mostrou que não estava na série para ser a menininha frágil e no livro não faz diferente. Arya não é uma lady, é uma loba, quer ser uma guerreira e em vários momentos questiona os papeis dados a homens e mulheres. Além disso, Arya enfrenta várias situações difíceis sem medo e não tem problema em bater de frente com guerreiros, bandidos e até mesmo com o rei.

6. Peggy Carter - Marvel's Agent Carter


Peggy Carter lutou ao lado do Capitão América na segunda guerra mundial e provou ser tão importante quanto ele. Quando seu interesse amoroso some, ela vai morar nos EUA, vira agente da SSR (Strategic Scientific Reserve) e trabalha com outros agentes, todos homens. Peggy não só precisa trabalhar com homens que acham que ela não pode ser uma boa agente por ser mulher, mas também provar sempre que ela tem capacidade. Carter consegue ser uma personagem ótima tanto no primeiro filme do Capitão América como em sua própria série e consegue lidar com situações que seus colegas de trabalho não conseguem, muitas vezes com facilidade, seu maior problema na verdade devem ser os responsáveis pela série que vivem tentando encontrar para ela um interesse amoroso.

7. Hermione Granger - Harry Potter


Harry Potter conta com um grande número de personagens femininas fortes e importantes, mas para essa lista escolhi a bruxa mais inteligente que já conhecemos. Hermione é inteligente e consegue lidar com todo tipo de situação, sabe lidar com uma poção perigosa e também lutar de igual pra igual contra diversas criaturas. Nas palavras de Sirius Black: "Das bruxas da sua idade, você certamente é a mais inteligente que eu já conheci" e não é por pouco que ele diz isso, Hermione é com certeza um dos grandes exemplos da nossa geração.

8. Lily Frankenstein - Penny Dreadful


Lily não é a única personagem forte de Penny Dreadful, mas é ela quem ganha o destaque nessa lista. Antes de Lily existia Brona, ela estava noiva de um homem abusivo e após ser espancada procurou pela ajuda de sua mãe que mandou que ela voltasse e se casasse com o agressor. Em vez disso ela foge para Londres, onde se prostitui para se sustentar. Brona contrai tuberculose e por causa dessa doença, morre. E então, Lily nasce. Desde o inicio de sua nova vida Lily questiona, por alguns episódios chega a mostrar que será submissa a algum dos homens que a rodeiam, mas pouco depois se mostra forte, independente e se torna um dos melhores exemplos de empoderamento que será possível ver em séries.

9. Claire Randall Fraser - Outlander


Claire é uma viajante no tempo. Além disso ela é uma enfermeira que após o fim da segunda guerra mundial viaja acidentalmente para duzentos anos no passado. Jogada em uma época onde não conhece nada, Claire precisa aprender a se cuidar sozinha e usar o conhecimento que tem sobre a época a seu favor, Claire é independente e uma mulher a frente do seu tempo já em 1945 e é claro que não deixaria que o século 18 mudasse sua personalidade, Claire Fraser é teimosa, não se curva para qualquer um e não desiste fácil, o que faz dela mais uma dessas personagens femininas incríveis.

10. Daenerys Targaryen - Game of Thrones

Daenerys Thagaryen

Daenerys pode até tomar decisões erradas certas vezes, mas com certeza é forte, decidida e não da o braço a torcer. Se ela tomar uma decisão assim será até que consiga o que quer ou que ela própria veja o quanto está errada, não é atoa que a personagem conseguiu muito desde de sua aparição, que consegue ser amada e tem frases incríveis. "Seja você mesma, não importa o que pensem á respeito."

11. Octavia Blake - The 100


The 100 tem personagens femininas incríveis e todas merecem estar aqui, mas se tem uma que eu amo e me impressiona por tudo que faz na série é Octavia. Octavia viveu toda sua vida dentro de um quarto, ao ser descoberta foi jogada na prisão e então mandada para a Terra junto com outros jovens. Quem assiste o primeiro episódio pensa que o rumo da personagem seria completamente diferente, mas Octavia superou qualquer expectativa e se tornou uma grande guerreira que luta pelo que acredita ser certo e uma das mulheres mais fortes da série.

12. Beatrix Kiddo - Kill Bill


Beatrix é provavelmente uma das personagens mais marcantes de Tarantino. Ela lutou contra tudo e todos para alcançar seu objetivo e ficou marcada como uma dessas mulheres que vem a nossa mente quando falamos de personagens femininas fortes. Beatrix não aceita ser colocada para baixo, quebra o esteriótipo de mulher indefesa e pode ser considerada um grande exemplo de mulher badass.

13. Michonne - The Walking Dead


Michonne mostra que não está em The Walking Dead para ser pouco desde sua primeira aparição. Michonne sobreviveu sozinha por muito tempo e por isso ao encontrar pessoas age com todo cuidado antes de realmente confiar neles, forte, inteligente, habilidosa, mata zumbis com mais facilidade que qualquer um, Michonne com certeza não é alguém que precisa ser defendida. Mesmo após perder entes queridos e pessoas com quem encontrou pelo caminho, ela continua sendo forte e se torna uma das personagens mais interessantes da série.

14. Éowyn - Senhor dos Anéis


A trilogia Senhor dos Anéis não conta com muitas personagens femininas, porém entre vários homens, Éowyn consegue se destacar. Mesmo sendo proibida, ela foi para a guerra defender seu povo e lá lutou com todos os homens. Essa personagem mostra que mulheres podem ser tão fortes quanto homens e entra para essa lista como um grande exemplo de força e coragem.

15. Lexa (Heda) - The 100


Lexa é mais uma personagem de The 100 que merece destaque. Lexa é preparada para comandar desde muito cedo e por isso sabe que não pode abaixar a cabeça para ninguém, ela é decidida e poucas vezes é possível ver ela mudando suas decisões por outra pessoa, Lexa defende seu povo acima de tudo e mostra diversas vezes que não precisa de ajuda quando a luta e o combate são necessários.


Sei que faltaram muitas outras mulheres nessa lista, mas precisei diminuir pra que a postagem não ficasse gigante. De qualquer forma espero que tenham gostado dessas mulheres da ficção que conseguem ser fortes, decididas e incríveis. Não deixem de acompanhar nossas redes sociais para saber de tudo sobre o blog, até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram