13 de jul. de 2017

Playlist | É dia de Rock, bebê




Dia 13/07 é dia do rock e aqui no blog sempre tem playlist pra comemorar, mas revisitando as minhas listinhas musicais comemorativas de anos passados percebi que sempre tem homem demais cantando minhas músicas preferidas e as mulheres pouco aparecem. A verdade é que o rock tem um cenário majoritariamente masculino, mas tem mulheres incríveis por ai desde sempre e que merecem muito ser tão comemoradas quanto as vozes masculinas nesse dia, então vem curtir rock, bb - mas dessa vez com as minas que eu amo.


Começar por Janis Joplin é óbvio porém necessário, imagine o que seria do Rock sem sua voz única, marcante e inesquecível, não seria como conhecemos, com certeza. Chamada por ai de rainha do rock, ela foi uma das vozes mais marcantes dos anos 60 e talvez a maior cantora de rock da época. Infelizmente Joplin, faleceu jovem, aos 27 anos, em 1970; felizmente ainda temos sua voz e sua música.


Stevie Nicks é outro vozeirão feminino do Rock n' Roll, vocalista da banda Fleetwood Mac, talvez você a conheça graças a American Horror Story ou só a conheça por ser um grande fã de música, o importante é saber que essa é uma voz que se quer ouvir sempre. Considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos pela revista Rolling Stone, ela foi uma grande voz dos anos 70 e 80 e claro que continuamos amando até hoje.


Da pra falar de mulher no rock sem lembrar de The Runaways? Não da, não. Cinco mulheres, em 1975, se juntando pra fazer muito bem o que os caras faziam, elas ficaram só quatro anos juntas, mas fizeram muito sucesso nesse pouco tempo e deixaram músicas ótimas pra gente curtir.


Me ensina a falar de The Runaways sem falar de Joan Jett? Eu sei, não da. Assim como seria impossível falar de mulher no rock e empoderamento nesse cenário sem falar dela. Além de cantar, ela toca guitarra e baixo, é compositora, produtora musical e até atriz, bem completa mesmo e, claro, sempre com estilo, liberdade e amor pelo rock n' roll.


Linda Perry talvez não seja tão lembrada por todos, mas foi resgatadíssima por Sense8 com a música What's Up da banda 4 Non Blondes da qual Linda era vocalista. Além de cantar, ela é compositora e produtora musical e trabalhou com artistas que conhecemos muito bem em músicas que amamos. Sério, pesquisem e amem.


Ta bem, até aqui tivemos cantoras incríveis e muito conhecidas, mas existe a possibilidade absurda de alguém não conhecer essas mulheres maravilhosas, mas ai vai uma que todos conhecem com certeza: Amy Lee. Uma voz incrível, conhecida e amada demais para não estar aqui nessa listinha.


Agora uma voz atual e atuando que eu vou adorar deixar aqui. Taylor Momsen além de ser a voz feminina de The Pretty Reckless é também a integrante mais conhecida da banda, além de cantora ela era atriz - ela fazia Gossip Girls, lembra? - mas abandonou essa outra carreira para se dedicar totalmente a música.


Pra terminar, vem de Brasil. Pitty faz parte da vida da gente aqui no Brasil, até quem não curte rock tanto assim já ouviu muito e se tivesse uma lista de voz feminina no rock sem ela eu não me perdoava, por isso tem Pitty, sim.


E é isso, é claro que ainda tem muita voz pra encaixar aqui e muita mulher maravilhosa que ficou de fora, mas espero ter compensado todos os anos de playlist com tantas vozes masculinas e mostrado que no rock também tem Girl Power, se gostou segue a gente, curte a página e deixa um comentário legal aqui, pode deixar até umas boas sugestões de vozes que deviam ter entrado aqui, prometo responder todo o carinho que vocês deixarem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram