21 de jan. de 2018

É bom mesmo esse KPop? | Coluna do Té

Saudações, leitores! Voltando de férias aqui no blog, nada melhor do que trazer um pouco do que conheci nesse tempinho distante daqui. A vida insistiu e não consegui ignorar: decidi ouvir o tal do KPop, e como só falei de música brasileira até agora, vamos dar um pulinho ali na Coreia do Sul. Afinal, é bom mesmo esse KPop?


Lembro que pelo menos 2 anos atrás eu já tinha alguns amigos que ouviam e vira e mexe comentavam a respeito do grandioso universo da música popular coreana. Só agorinha, no final do falecido ano de 2017, fui me deparar com alguns, e algo me chamou atenção nisso. Recorri à ajuda de algumas amigas - também conhecidas como irmã e atual namorada - para conhecer um pouco mais, e rapidinho já me vi apaixonado por alguns grupos e artistas. Vale chamar atenção para duas coisas: Produção e variedade sonora. A produção musical, os figurinos, os cenários, os roteiros, os efeitos, a fotografia, as coreografias, as atuações, tudo isso cria videoclipes (ou MV's - music videos -, como chamam) apreciáveis como obras completas em volta das músicas. E as músicas em si não parecem seguir um padrão obrigatório. Algumas soam como eletro, algumas como RAP, algumas como groove, dubstep, balada, enfim. Talvez a única coisa que todas têm em comum são essas carinhas de coreano bem produzido.
Apresentado o que queria, vamos aos três MV's que separei.

Triple H - 365 Fresh

Até o momento, Triple H só tem um MV publicado como grupo - obviamente, 365 Fresh. A "sub unidade" é composta por Hyuna, já conhecida como cantora solo, e dois membros do grupo Pentagon, que são Hui e E'Dawn. 365 Fresh me chamou atenção por lembrar muito o velho funky norte americano, estilo também adotado nas músicas mais atuais do Bruno Mars. Tenho uma forte quedinha por músicas assim. Não é bem o tipo de clipe que mais me chama atenção no KPop, mas não deixa nada a desejar. Contudo, a sonoridade ainda é o que me fisgou com mais força.



Seventeen - Trauma

Composto por - pasmem - treze membros, talvez o equivalente ao tamanho de uma banda de pagode. São divididos em 3 unidades: Hip Hop, Vocal e Performance. Claro que acabei me atraindo mais pela unidade hip hop, composta por Vernon, Mingyu, Wonwoo e S. Copus. A música "Trauma", apesar de não ter um vocal típico de RAP, me remete muito o trap que ouço aqui pelo ocidente, e isso torna muito mais fácil curtir a música. O MV tem uma fotografia assustadoramente bem trabalhada, do tipo que você pode pausar e printar a qualquer momento que vai dar um ótimo papel de parede.



BTS - Mic Drop (Steve Aoki Remix)

Claro que não ia terminar o post sem falar de BTS, o grupo que me despertou o interesse pelo KPop. Seria bem difícil escolher minha música favorita para colocar aqui, se Mic Drop não existisse pra disparar na frente do resto. Apesar do estilo bem eletrônico que não costuma me atrair muito, essa é uma exceção de peso. Os 4 vocais melódicos e os 3 de RAP são muito bem distribuídos, e o MV, de onde tirei as imagens pra thumbnail deste post, é dos mais impressionantes que já vi, ainda que seja todo em cima da coreografia da música em diferentes cenários. Contemplem.



Foi difícil escolher 3 MV's tendo que deixar de fora nomes como BigBang e Gaeko, apesar de ter sido fácil não mencionar Psy, que ou você conhece ou não viveu 2012. Mas ficam aqui minhas indicações para quem, assim como eu, está começando a conhecer esse mundinho do KPop. aZeus a todos e até a próxima!


-Té.

Um comentário:

Segue o Página 394

Twitter

Nosso instagram